Cria em mim ó Deus um coração puro!

Tempo de leitura: 7 minutos

Cria em mim ó Deus um coração puro !

(Sl 51.10) SALMOS 51 Davi confessa o seu pecado, suplica o perdão e roga a Deus que lhe renove um espírito reto.  Salmo de Davi para o cantor-mor

1 Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. 2 Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. 3 Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. 4 Contra ti, contra ti somente, pequei, e fiz o que é mau diante dos teus olhos; de sorte que és justificado em falares, e inculpável em julgares. 5 Eis que eu nasci em iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.

6 Eis que desejas que a verdade esteja no íntimo; faze-me, pois, conhecer a sabedoria no secreto da minha alma. 7 Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. 8 Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que esmagaste. 9 Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades. 10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. 11 Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito. 12 Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. 13 Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e pecadores se converterão a ti.

14 Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua cantará alegremente a tua justiça. 15 Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca proclamará o teu louvor. 16 Pois tu não te comprazes em sacrifícios; se eu te oferecesse holocaustos, tu não te deleitarias. 17 O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.  18 Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.  19 Então te agradarás de sacrifícios de justiça dos holocaustos e das ofertas queimadas; então serão oferecidos novilhos sobre o teu altar.

INTRODUÇÃO

Essa oração de Davi expressa nesse salmo, Cria em mim ó Deus um coração puro, à primeira coisa que me vem a mente é o seu pecado, isto porque foi justamente por esse motivo que Davi escreveu o Salmo 51, nele Davi revela toda a sua angústia e arrependimento, e suplica a Deus o seu perdão. E quando eu me lembro desse fato, logo me vem à mente a imparcialidade de Deus e da sua palavra.

1 – A IMPARCIALIDADE DE DEUS E DA SUA PALAVRA:

A Bíblia não só revela os grandes feitos dos personagens que fizeram sua historia, sua coragem, suas conquistas e vitórias, mas revela também os seus fracassos, derrotas, suas limitações e pecados.

1-1-O EXEMPLO DE ELIAS:

(2Rs 17-19) A Bíblia fala da sua coragem, fé e ousadia quando enfrenta sozinho todo reino de Acabe e desafia todos os profetas de baal e azera, porém não omite sua fragilidade e medo quando foge de Jezabel para escapar com vida.

1-2- O EXEMPLO DE JOÃO BATISTA:

Testifica com ousadia que Jesus é o Filho de Deus e o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e depois com um coração totalmente duvidoso envia os seus discípulos a perguntar a Jesus se era Ele mesmo o Messias ou deveriam aguardar outro. A Bíblia não omite essa fraqueza em João Batista.

1-3- O EXEMPLO DE PEDRO:

Demonstra ser o mais corajoso e mais crente entre os doze, subestima a fé dos seus irmãos e depois segue Jesus de longe e nega-o por três vezes.

Nota: Tudo o que dantes foi escrito, para ensino nosso foi escrito…(Rm 15.4), e para provar que só Deus é perfeito em todas as sua obras.

1-4- O EXEMPLO DE DAVI:

Se houvesse alguém interessado em esconder o pecado de Davi e omiti-lo da Bíblia, esse alguém seria o próprio Deus! Por quê?

1-4-1- POR CAUSA DA SUA PRÓPRIA REPUTAÇÃO:

(At 13.22) Ele mesmo declara: “Achei a Davi, homem segundo o meu coração…”

1-4-2- SUA IMPARCIALIDADE NO CASO DE DAVI:

(2Sm 12) Deus mesmo envia o profeta Natã para repreender Davi.

Nota: Deus não tem filhos prediletos e nem faz acepção de pessoas, o limite do seu amor é a sua justiça; A lei da semeadura é universal, todos nós somos iguais perante Ele (Sl 18.25 Para com o benigno te mostras benigno, e para com o homem perfeito te mostras perfeito.) ; (Gl 6.7 Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.).

Preparando Obreiros Para a Obra do Senhor

2 – A HUMILHAÇÃO DE DAVI:

(Sl 51.1-9) Ele reconhece e confessa o seu pecado e arrependido suplica humildemente o perdão de Deus dizendo Cria em mim ó Deus um coração puro.

3 – OS QUATROS PEDIDOS DE DAVI: (Sl 51.10-12) .

3-1- CRIA EM MIM, Ó DEUS UM CORAÇÃO PURO:

(Sl 51.10) Algumas considerações sobre esse pedido de Davi:

1- Um pedido com sabedoria:

(Pv 4.23; Mt 15.19) “…dele procede as saídas da vida” As nossas atitudes externas, por meio do corpo, tanto as boas quanto as ruins, procedem do coração.

2- É tudo que o homem precisa para estar bem com Deus e poder contar com Ele:

Davi sabia disso: “Contigo passo pelo meio de um esquadrão… (2Sm 22.30) Ainda que eu andasse…tu estás comigo… (Sl 23.4).

3- Como Deus pode criar no homem um coração puro?

(Sl 119.9). Deus revela a Davi qual o segredo para se ter um coração puro: “Observando conforme a sua Palavra”

1- A Palavra lava: (Ef 5.26) “purificando com a lavagem da água pela palavra”
2- A Palavra limpa: (Jo 15.3). “Vós já estais limpos pela palavra…”
3- A Palavra regenera: (1Pe 1.23). “Sendo de novo gerado…pela palavra”
4- A Palavra ilumina o caminho: (Sl 119.105). “Lâmpada para meus pés…”
5- A Palavra dá segurança na oração: (Jo 15.7). “Se vós…e as minhas palavras…”
6- A Palavra é arma poderosa contra a tentação: (Mt 4.1-12). “Está escrito”
7- A Palavra é fundamento sólido para a casa espiritual: (Mt 7.24-27).
8- A Palavra é a verdade que santifica: (Jo 17.17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.).

3.2- NÃO ME LANCES FORA DA TUA PRESENÇA:

(Sl 51.11a). Davi sabia que longe da presença de Deus não existia a mínima possibilidade se ser feliz.

3.3- NÃO RETIRES DE MIM O SEU ESPÍRITO SANTO:

(Sl 51.11b). Davi também sabia que o Espírito Santo é a única força capaz de nos fazer vencer.

3.4- TORNA A DAR-ME A ALEGRIA DA TUA SALVAÇÃO:

(Sl 51.12a). Davi sabia que a alegria da salvação é a força motivadora para servir a Deus.

4 – AS CARACTERÍSTICAS DE QUEM TEM UM CORAÇÃO PURO:

4-1-É amoroso: Cultiva e valoriza a comunhão fraternal.
4-2-É humilde: Não busca a exaltação própria e não é soberbo.
4-3-É sincero: Não se aproxima das pessoas com segundas intenções, visando tirar proveito próprio.
4-4-É temente: Tem compromisso com Deus e com a sua palavra.
4-5-Não é invejoso: Fica feliz com a prosperidade do próximo.
4-6-Não é leviano: Não brinca com os sentimentos das pessoas.

5 – A RECOMPENSA DOS QUE TEM UM CORAÇÃO PURO:

5-1-Eles verão a Deus: (Mt 5.8).
5-2-Eles subirão ao monte do Senhor e estará no seu lugar santo: (Sl 24.3,4).

CONCLUSÃO: O Deus de Davi que lhe perdoou e lhe concedeu um coração puro, é o mesmo Deus que nós buscamos e servimos hoje, Ele continua sendo misericordioso, e como o próprio Davi disse em (Sl 51.17) “Ele não resiste e não despreza um coração quebrantado e contrito”. Que no dia de hoje nós possamos clamar a Deus e pedir como Davi pediu Cria em mim ó Deus um coração puro.

1 comentário

  1. Railda

    Excelente este estudo! Ficou claro para entendermos o Salmos 51.3. Que o Senhor Jesus continue abençoando sua vida e de toda familia.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *