Ouvindo a Voz de Deus

Tempo de leitura: 4 minutos

Ouvindo a Voz de Deus

I Reis 19.11,12   E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto; E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.

O profeta Elias era um homem cheio da presença de Deus, que reconhecia a voz de Deus como poucos homens em toda história. Orou para que não chovesse e para que voltasse a chover e aconteceu (Tiago 5.17,18), clamou por fogo do céu e o fogo desceu queimando o holocausto (I Reis 18.36-38). Por fim, Elias foi arrebatado vivo aos céus ( E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho – II Reis 2.9-14), tamanha era sua intimidade por Deus.

Hoje vivemos em um mundo agitado, em que vivemos ocupados demais e por isso nem sempre ouvimos a voz de Deus. Mas o propósito do Criador para o homem e a mulher era se relacionarem com o seu Senhor. Deus colocou no ser humano o espírito (I Tessalonicenses 5.23), para que seja um ser espiritual, com capacidade de se relacionar espiritualmente (I Pedro 2.2).

Como ouvir a voz de Deus?

Vamos refletir sobre ouvir a voz de Deus a partir da experiência do profeta Elias na caverna:

  1. DISCERNIMENTO

A primeira coisa que precisamos para ouvir a voz de Deus é do discernimento espiritual para saber a diferença entre outras vozes e a voz do Senhor ( Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente – I Coríntios 2.14). Elias ouviu muitos sons, mas soube discernir quando Deus estava falando (I Reis 19.12).

Em nosso íntimo, o Espírito Santo intercede sempre por nós e nos inspira a entender a voz do Senhor (Romanos 8.26-28). Em algumas situações, Deus usa um sonho, uma visão ou então fala diretamente conosco através do seu Espírito (Isaías 30.21).

Devemos buscar o Discernimento para ouvir a voz de Deus!

2- SENSIBILIDADE

A segunda coisa necessária para ouvir a voz de Deus é ser sensível à sua presença gloriosa. A carnalidade e o mundanismo enchem o coração e mente humana, impedindo sentir a presença do Senhor (I Timóteo 4.2). Infelizmente muitas pessoas estão insensíveis espiritualmente porque estão vivendo apenas carnalmente (Efésios 4.19).

Deus pode usar um vento suave, como fez com Elias, ou qualquer coisa na natureza, que revela seu poder e grandeza (Salmos 19.1), e fala conosco através da criação (Salmos 29.3-9). Por isso, Jesus manou olhar para os pássaros, flores (Lucas 12.24 e 27) e também os campos (João 4.35).

Devemos buscar a Sensibilidade para ouvir a voz de Deus!

3- REVELAÇÃO

A terceira coisa que precisamos para ouvir a voz de Deus é de sua revelação. Deus fala como quer, quando quer, com quem quiser. Mas Deus gosta de se revelar ao ser humano e por isso se encontrava com o homem e a mulher todos os dias no jardim, mas por causa do pecado a humanidade passou a fugir da voz de Deus (Gênesis 3.8-10).

As Escrituras foram reveladas por Deus para ser um canal de comunicação com seus filhos, mostrando-lhes toda sua verdade (II Timóteo 3.16). Jesus Cristo é a revelação suprema de Deus (Hebreus 1.1-3), que se fez carne manifestando a Palavra de Deus (João 1.1 e 14). Por isso, podemos entender a voz de Deus através de sua revelação nas Escrituras que nos apresentam Jesus Cristo (João 5.39).

Devemos buscar a Revelação para ouvir a voz de Deus!

CONCLUSÃO

Deus quer falar com você, mas para isso é preciso deixar tudo e passar um tempo de comunhão junto com o Senhor (Mateus 6.6). Não fique ouvindo tantas vozes ao seu redor apenas, mas procure Discernimento espiritual para entender quando Deus está falando, busque Sensibilidade para estar atento à voz do Senhor e se dedique ao estudo da Palavra, onde a Revelação de Jesus Cristo se manifesta à sua vida, através do Espírito Santo.

Fiquemos atento à voz do Senhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.